Um Blog de dois erres, para todos os errantes.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

"Palmitagens" e "palmiteiros"


Ultimamente, tenho visto no facebook um debate intenso a respeito do termo "palmiteiro", que é usado para designar homens negros que só se relacionam com mulheres brancas. O termo por si só é problemático, pois dirige uma crítica ao comportamento de homens negros atingindo mulheres brancas, tipo chamar alguém de filho da puta (ofender alguém xingando sua mãe). Mas as feministas negras pós-modernas estão utilizando esse termo com tanto afã, que me levou a refletir sobre o assunto.


Concordo que existem homens negros que preferem se relacionar com mulheres brancas, sobretudo quando ascendem socialmente. Mas tenho notado que algumas feministas negras pós-modernas dirigem toda a sua indignação às mulheres brancas, e não aos homens negros que reproduzem esse comportamento racista. Isso tudo parece mais uma disputa de mulheres negras contra mulheres brancas pelo amor e atenção dos homens negros. Já vi feminista negra pós-moderna dizer que as  mulheres brancas é que são pedidas em casamento, com bolo e vestido rodado. Achei engraçado a moça em questão revelar assim, numa rede social, um desejo tão cafona, mas o que importa ressaltar nesse caso é que, se eventualmente mulheres brancas são pedidas em casamento, foi porque homens quiseram se casar com elas. A solidão da mulher negra não é culpa da mulher branca, mas se deve ao racismo e ao machismo de homens (brancos e negros) que  desumanizam e  desqualificam as negras como seres capazes de amar e serem amadas.

Por que não dirigir a crítica diretamente aos homens negros "palmiteiros", que reproduzem comportamentos machistas e racistas em relação às mulheres negras, em vez de culpar as mulheres brancas pela solidão que as negras sofrem? Me parece uma postura que não é oriunda de uma reflexão e de um esclarecimento sobre o tema. As feministas negras pós-modernas têm um rancor tão grande das mulheres brancas, como se estas fossem os demônios libidinosos que seduzem os homens negros incautos, "roubando-os" das negras. Toda essa história de "palmitagem" nada mais é do que uma disputa de feministas negras com as mulheres brancas pela piroca de ouro dos homens negros, e isso, definitivamente, não é atitude de feminista. Só serve para dividir as mulheres e isentar os homens de responderem por suas posturas questionáveis.

Mas vai ver que elas acham mesmo que os homens negros são vítimas incapazes de resistir à luxúria das brancas, pois os negros são anjos imunes à reprodução de um comportamento tão machista e racista. Afinal, não interessa se o negro é machista, racista, o Pelé ou o Mr. Catra, os negros sempre são defendidos, pois tudo que fazem é perdoável. Só que não!

As feministas negras pós-modernas deviam ser mais honestas, deixando de lado o feminismo e assumindo somente a militância negra, pois, com essa história de "palmitagem", elas revelaram que só querem casar em paz com seus homens negros, com bolo e vestido rodado, mas as bruxas brancas não deixam!

Não defendo o feminismo branco burguês, pois pretende pleitear um ou outro direito feminino sem questionar os privilégios de classe, como se isso fosse possível. Também
não estou dizendo que mulheres brancas não oprimem negras. Oprimem sim, sobretudo se lembrarmos do exemplo clássico da relação patroa x empregada doméstica, porém não devemos esquecer que essa opressão ocorre dentro de um conflito de classe. As mulheres negras sofrem opressões específicas, mas é a questão de classe que as feministas negras pós-modernas solenemente ignoram. Talvez elas achem que as feministas brancas lutam apenas  por aquelas universitárias de classe média cheias de privilégios sociais, e "esquecem" que também existem mulheres brancas socialmente desfavorecidas. Mulheres brancas também sofrem opressão de classe, são diminuídas, subestimadas, exploradas, estupradas, agredidas e assassinadas pelo machismo, e tudo isso é motivo mais do que suficiente para que feministas brancas classistas existam e sejam combativas. E reduzir toda a violência à qual todas as mulheres estão sujeitas a uma dicotomia feminismo branco x feminismo negro me parece muito reducionista.  As feministas negras têm mesmo que se dedicar às suas demandas específicas, mas se colocar numa postura de oposição a feministas brancas marxistas só prejudica as lutas pelos interesses de todas as mulheres trabalhadoras.